Estréia: Futebol e Paixão

Enviado por Camila Paulos

futebol-sec-xviiiAdoro estrear coisas! E hoje estou tendo a honra de ser a primeira a escrever para essa nova seção do blog Ópio do Povo, que é feita por nós, mulheres… então, muito prazer, sou Camila, jornalista, apaixonada por futebol e dona do blog Respirando Futebol.

Quando o Bernardo (dono do Ópio do Povo) me fez o convite eu já comecei a maquinar qual seria o primeiro assunto a tratar. Pensei em falar desse maravilhoso “bolo” que anda sendo as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro, das mulheres no futebol, falar sobre a fase (que fase!) da seleção brasileira ou sobre grandes nomes do esporte. Porém decidi ser mais “subjetiva” para essa estréia: quero falar um pouco dessa paixão e de como é bom ser uma fanática (ou fanático).

Brasileiro que é brasileiro gosta de futebol! Que basquete e vôlei, que nada, o negócio é chutar a redonda, vibrar com dribles e gritar gol. Esse esporte que tem reis, rainhas, mágicos e deuses… O futebol é uma coisa que tem mais poder do que muitas outras por aí, e quanto poder! Parecido, mas não igual ao sentimento que só os apaixonados sentem, o futebol também faz o coração disparar, dá tremedeira, faz suar, chorar e rir. É emoção pura e é tão bom.

Eu tenho dó daqueles que não gostam de futebol, que não têm um clube para torcer e que só vêem jogo de Copa do Mundo. Azar o dessas pessoas que nunca vão sentir a sensação de uma vitória ou de uma derrota, que não assistem a um joguinho na televisão às quartas e nem freqüentam o estádio aos finais de semana! Azar o dessas pessoas que nunca vão saber a alegria de gritar “campeão” e nem sentir a energia que tem uma arquibancada lotada de gente comemorando um gol.

E dizem ainda que o futebol é a coisa mais importante das menos importantes da vida. Ah, discordo totalmente. Se não fosse importante não pararia uma guerra, como aconteceu na África certa vez em que um jogo com Pelé ia ser cancelado devido a conflitos armados na região e os guerrilheiros fizeram uma trégua para que o país pudesse ser palco da partida. Recentemente o Haiti também parou para receber um jogo entre brasileiros e haitianos, lembram? Futebol faz homem chorar, até aquele mais durão de todos, faz pessoas que muitas vezes não têm nada na vida sentir orgulho de alguma coisa, ter algo que lhe dê alegria verdadeira.

Eu poderia com muito mais palavras e exemplos explicar tudo que o futebol significa para uma nação ou para mim, mas vocês, maioria dos brasileiros já têm isso nas veias! Tenho certeza que entenderam o que eu queria dizer. Sorte a de vocês se fazem parte dessa legião que tem o futebol como religião… sorte nossa! Até a próxima, beijos!

A Comedora de Ópio

camila paulos elas no opioNome: Camila Paulos

Cidade: São Paulo

Profissão: Jornalista

Clube do Coração: São Paulo

Blog: Respirando Futebol

5 Respostas

  1. Ótimo debut Camila!!!
    É muito louca essa relação que existe entre paixão e futebol… Inexplicável assim como as relações humanas.
    Aqui no Brasil o legado cultural do Futebol é enorme, impressionante.
    É um dos poucos traços culturais que podemos afirmar, com certeza, estar em todo país.
    E mesmo assim os intelectualóides de plantão adoram colocá-lo como um sub-produto do país. Não é… é parte importante de nossa cultura, de nossa identidade de povo… um dos nossos raros orgulhos!
    Parabéns pelo texto e obrigado pela participação!

  2. Há muito não vou a aquibancada para ver meu time. É que ele não anda merecendo, sabe. Mas, com esse texto voltei a sentir parte do que sentia quando ia. Acho que vou ao próximo jogo. Obrigado Camila.

  3. Camila do céu!
    Que texto é esse?
    Excelente. Parabéns! Você conseguiu expressar grande parte das inúmeras emoções que nós, apaixonados por futebol, sentimos.
    Adorei a parte que você escreveu “Eu tenho dó daqueles que não gostam de futebol, que não têm um clube para torcer e que só vêem jogo de Copa do Mundo. Azar o dessas pessoas”. Coitado de quem é assim!
    E mesmo sendo louco por futebol, eu era um dos que usava aquela conhecida frase: “Futebol é a coisa mais importante das menos importantes da vida.”. Mas depois dos argumentos que você apresentou, parei de pensar assim!
    Viva a paixão pelo futebol! \o/

    Rafael Igor
    http://www.passesdeletra.blogspot.com

    P.S.: Bernardo, parabéns pela iniciativa! Show!

  4. Legal que gostaram! Eu tentei passar um pouco do que é pra mim, mas nunca dá pra explicar totalmente, né?
    Beijos, galera, até a próxima

Deixe um comentário

