A Elitização do Futebol e a Revolução

Brasil é denominado de diversas formas. 

O país do futebol, do carnaval, da bunda, do futuro e por aí vai. 

Na humilde opinião deste comedor de ópio o Brasil é o país da contradição. Pra mim e pro grande síndico Tim Maia que certa vez sabiamente disse 

O Brasil é o país das contradições: Puta goza, cafetão sente ciúmes, traficante cheira e pobre é de direita.

Dentre os milhares de paradoxos na cultura tupiniquim, o que mais me chama atenção é como um país, que possui uma cultura popular tão vasta e tão rica, pode ter tanta tendência ao elitismo.

No início desta história que chamamos República, importamos mão de obra italiana e alemã com gordos subsídios governamentais. Tudo para ficarmos – ao longo do tempo – com as bochechas mais rosadas, mais europeus. Enquanto isso a população negra morria de fome no pós abolição, sem terra e sem direitos básicos, inclusive educação.

Esculhambamos Antônio Conselheiro, matamos seus homens simples, violamos suas companheiras. Para depois de 100 anos pedirmos desculpas nas telonas e nas telinhas.

Marginalizamos o samba, o perseguimos, o botamos no xilindró. E só o aceitamos de verdade quando a Lapa passou a ser frequentada por jovens de olhos verdes impressionados com a musicalidade de Cartola ou Nelson Cavaquinho. Ou quando o samba chegou a Copacabana.

Babamos diante da Plaza Francia na capital portenha, e nos esquecemos que, arquitetônicamente falando, a Praça da Liberdade em Belo Horizonte, a da Sé em São Paulo ou a da República em Belém são muito mais belas, mais elaboradas.

Idolatramos Miami como estilo de vida e até tentamos transformar o Rio, a mais linda das cidades, em uma cópia fajuta da metrópole de plástico estado-unidense. E insistimos em não conhecer a Ilha de  Algodoal, São Jorge ou Cumuru Xatiba.

São muitas contradições. Muitas apropriações. E o carnaval então? Citando o Brown novamente, o carnaval era a festa do povo, era… Hoje passa longe disso.

O tradicional carnaval carioca deteriorou-se em conteúdo e beleza. Os sambas perderam seus enredos e passaram a soar como jingles publicitários, sempre exaltando setores da indústria e celebridades fugazes e endinheiradas. Pouco se vê dos morros no Carnaval Carioca.

A onda carnavalesca agora é o formato baiano. Trio elétrico e cordão pra separar aqueles que são vips daqueles que são apenas povo. Baixaria maior que o próprio axé.

E agora querem fazer o mesmo com o futebol. O movimento de elitização vem de alguns anos. Começou com a história da probição da Geral, espaço mítico e sagrado, templo democrático do futebol brasileiro. De uma hora para outra decidiu-se por baixo dos panos por trás das gravatas eliminar os geraldinos dos estádios. Justo eles, responsáveis pela cor do futebol, pelas nossas gargalhadas mesmo nos domingos de derrota. Mas aqui preferem a polidez antipática da platéia chique de Nothing Hill que assiste ao Chelsea que a autenticidade e irreverência provocante que vem dos setores populares das torcidas brasileiras.

Aliás, a idéia de que elitizar é a solução para o futebol brasileiro nasceu de cartolas incompetentes e sem imaginação, mal embasados no caso inglês da Premiere League. Eles só se esqueceram de mensurar, no Brasil e na terra da Rainha Elizabeth, a importância do esporte como traço identitário e cultural dos dois povos. 

Mas se o processo de elitização do futebol brasileiro foi iniciado com a extinção da Geral, ele foi ainda mais endossado pela gestora máxima do esporte no país, a CBF. A casa da seleção canarinho não é mais o Maracanã, mas o Emirates Stadium do Arsenal, em Londres. É aí que a turma do Ricardo Teixeira prefere mandar seus jogos. O porquê nunca foi devidamente esclarecido, mas todos imaginam a razão.

E quando a seleção joga aqui os preços são sempre absurdos e abusivos, longe, mas muito longe da realidade nacional. Isto quando os ingressos existem, porque muitas vezes as partidas não passam de festinhas para políticos e atores globais, como no amistoso contra Portugal e nos jogos-festas promovidos pelo governador playboy Aécio Neves

Não bastasse, agora querem transformar o Batistão de Aracaju no Emirates do Nordeste, tenha dó Marcelo Déda!

Mas o disparate final chegou com a última rodada do brasileirão. O Goiás estipulou o preço dos ingressos para a partida decisiva contra o São Paulo em nada mais nada menos que 400 REAIS. Um salário mínimo se não ligarmos pro troco. Chega a dar nojo. Só aí entendi a marcação da partida para o Bezerrão. 400 reais é um preço que só aqueles que mamam – e muito – nas tetas do país podem pagar para ver um jogo de futebol. 

E o pior é a cara de pau do clube goiano de se fazer de bonzinho na mídia nacional. Através do cartola Edmo Pinheiro, o Goiás adotou o discurso do bom samaritano reclamando dos altos custos impostos pela administração do estádio e informando que havia liberado meia entrada para todos que levassem 1 brinquedo, 1 agasalho ou 1 quilo de alimento não perecível para as vítimas das chuvas em Santa Catarina.

O preço de 400 reais pegou tão mal que até a CBF intercedeu junto ao esmeraldino. O time goiano aceitou reduzir o valor, mas juntamente cortou toda a solidariedade que havia demonstrado um dia antes na ESPN Brasil. Com preços menores acabou a meia entrada… e que se fodam os barrigas-verdes.

Por interferência do Procom do Distrito Federal, o Goiás, sob protestos, foi obrigado a baixar ainda mais o preço dos ingressos. Ainda sim continuam caros. Ainda sim não convergem com a realidade do país.

O Futebol é uma das poucas opções de diversão que a população de baixa renda ainda tem acesso. Longe de shows, do cinema e do teatro, as classes mais pobres ainda se ligam na arte dos gramados, ainda torcem por ela, ainda sofrem com ela.

Retirar o futebol do povo é amputar parte de nossa história, de nossa cultura. Aqui o futebol não é simplesmente um esporte, muito menos um mero negócio. O futebol é um traço importante de nossa cultura, de nossa identidade de povo. Nossa dimensão continental nos dá poucas chances à unidade. Somos um povo fragmentado em diversas culturas, sotaques, culinárias e costumes. E o futebol é uma das poucas coisas inerentes tanto ao gaúcho dos pampas quanto ao manauara do norte.

Sem o futebol, restará às classes da base da pirâmide social o boteco da esquina, o terreiro da rua de trás e a igreja da praça ao lado. Além de lesado em sua cultura o povo perderá ainda sua maior tribuna, seu lugar de estravasar os ressentimento por toda exploração e injustiça cometida neste país.

Excluir o pobre do futebol brasileiro poderá ter o efeito de acender o pavio de uma bomba gigante alimentada pelo sistema exploratório ao qual somos subjugados. Embora a maioria pense que o futebol não passa de um alienador, um Ópio para o Povo faminto, o esporte bretão pode ser o detonador ou o apaziguador de distúrbios sociais como já o fez no Líbano, no Irã e mais recentemente no Haiti.

Bem, se é pra viver sem futebol, então que venha a revolução!

Anúncios

30 Respostas

  1. Fantástico!!! Excelente post garoto!

  2. Pão, trabalho e futebol para o povo!!!

  3. Mto boa sacada!!!!!
    Não á elitização da bola, sim aos Geraldinos!!!!!!!

  4. Que saudades dos geraldinos com suas fantasias coloridas… essa é a verdadeira alegria do futebol!
    😉

  5. Gostei demais desta postagem, Bernardo!

    Também acho um absurdo essa elitização! Rico não entende e nem gosta muito de futebol aqui no Brasil. Vide a torcida no Bezerrão, no jogo entre Brasil e Portugal. Que torcida mais estranha. Uma barulheira desordenada e sem sentido.

    Temos outros casos também como o preço dos ingressos lá no Atlético/PR.

    O Pay-per-View também, que impede que o povo que não pode ir ao estádio assista os melhores jogos… E por aí vai…

    Abraço

  6. O que me chama a atenção não é apenas a contradição e sim a hipocrisia. A começar por aqueles que detêm o poder. Ou você dúvida que ao lerem esse belo texto se exclamariam “de que país está falando?”. Tô mais convencido que a solução é fazer as malas, meu amigo.

  7. minha sessao predileta no blog, insisto: os devaneios merecem destaque, Be…textos cada vez melhores!
    te amo, Bê, fico cada vez mais orgulhosa do Opio.
    bitoca

  8. Oi pra todos!
    Rafael, mais que não gostar ou não entender acho que as classes abastadas têm mais coisas pra fazer. Frequentam jantares, festas e outras mil atividades sociais, sobra pouco tempo pro futebol… Já o Zé da Silva não, o futebol é prioridade.
    João,
    tô super de acordo. A hipocrisia é tema de boa parte de minhas neuras, de minhas brigas com o mundo. Inclusive embriono um livro na cabeça, Hipocrisia Nossa de Cada Dia…
    Valzita,
    pra vc não bastam palavras, vc sabe q se o ópio existe é muito por sua insistência, jejejej… Bitocas Tutu!
    Abraços aos demais!

  9. Belo texto menino!
    Tirar o futebol do povo é realmente um absurdo. E mais que isso, é um crime, um atentado a nação!

  10. Realmente excluir as classes pobres do futebol representa um grande risco social.
    Imagina se toda violencia dos estadios vai pras ruas?
    Ruas que já estão pra lá de violentas…
    Imagina só…
    Bjus!

  11. É bom ver que existem pessoas alertas a este processo de elitização, nao só do futebol, mas da sociedade como um todo.
    Como vc mesmo disse foi assim com o samba, com o proprio futebol.
    O povo é o combustível da bola.
    Se acabarmos com o povao no futebol brasileiro estaremos matando nosso proprio futebol.
    Abraços

  12. Futebol = Povo
    Mudar isto é um suicídio.
    Abraço!

  13. O proprio brasileirao mostra um alto grau de elitização com 3 titulos seguidos do Sao Paulo, o clube mais rico do Brasil.

  14. Que texto ótimo, parece até texto do chato do JucaKfouri, huahauhauahau.
    Parabens!

  15. Hoje tudo é mercadoria.
    E como todas mercadorias, tudo é das elites.
    Até a alegria do povo.
    Até seu Ópio.
    Apropriação total da cultura.
    viva a globalização?
    Abraço Man

  16. Clap, clap, clap!!!!
    Excelente!
    😀

  17. Ótimo texto!
    Sou estudante de jornalismo e quero me especializar em esportes…
    Posso te mandar uns textos caras? Sempre escrevo e as vezes algo te interessa pra publicar.
    Me dá o toque no thiferreira9@ig.com.br
    Abraço!
    ;D

  18. Otimo texto.
    Voce tem uma visao muito clara deste processo. O texto é esclarecedor e revelador.
    Parabens!

  19. Aqui no Nordesta sofremos muito com essa coisa de elitização.
    Como é difícil pra um time nordestino ir bem no brasileirao.
    Tanto que em toda historia só produzimos dois campeoes, Bahia e Sport.
    E nao porque aqui pra cima nao se saiba jogar o bom futebol
    O buraco é mais embaixo
    A questao se chama grana, nao grama.
    Belo texto, parabens!
    http://daniloqueiroz.zip.net/

  20. Esse tal de Marcelo Déda, governador de Aracaju está enfrentando problemas com o TSE. http://www.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=79968&titulo=politicaeeconomia
    Gente boa ele?
    Huhauahauahauaahauh,
    Abraços!
    ;D

  21. Viva a República Popular do Futebol!

  22. Adriano,
    o Déda tá com problemas com o TSE sim!
    Propaganda eleitoral irregular, abuso do poder econômico e político…
    Abraços!

  23. uma observaçao. desafortunadamente, o Brasil nao é mais o país do Carnaval. 🙂
    abraços

  24. Viva la revoloción!!!!!!!!

  25. Foi bom mesmo (o texto). Triste foi só a CBF sair da história do ingresso em Brasília como aquela que interferiu a favor do povão… Na verdade, ela não tá nem aí pra popularização ou elitização do futebol, e sim para a politicagem, vaidade, poder, grana… Se percebessem que o futebol mega-popular é um passaporte seguro para tudo isso, cuidariam mais dos geraldinos. Mas, pensando bem, é melhor que não percebam… Melhor des-elitizar de outro jeito, sem contar com a ambição da Confederação….

  26. Pan y trabajo… y fútbol!!!!
    Te felicito por el texto… por lo poco que comprendo…
    Besos!

  27. Belo post guri!!!
    Só falta mesmo tirarem o futebol do povo… aí pode fechar…
    Abraços

  28. E sem falar na Madonna.

  29. Soninha,
    é como diz o Mauro Cezar, o Ricardo Teixeira só vai em jogo da seleção e mesmo assim porque é obrigado.
    Pra essa turma do poder o futebo não é nem segundo plano, deve ser o sexto ou sétimo…
    Abraços

  30. é mentira! A população de baixa renda não vai aos estádios, é só ver a média de público, estão sempre vazios.

    E o preço é definido pela lei da oferta e da procura, os clubes de futebol são instituições privadas, que tem que pagar seus jogadores, contas, funcionários, etc., e não instituições sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: