Mobile TV: Radinho a pilha do século XXI?

Enviado por Suzana Cohen do Bricolagem High Tech

Sou da classe que não entende nada de futebol, que vai ao estádio quando – numa ocasião especial – um namorado insiste e que torce pro time que está ganhando. Mas que na copa do mundo bate palminhas e torce como uma louca pra fatídica seleção brasileira para, no fim das contas, encher a cara de “árco”.

Quando penso em futebol logo lembro de Glorinha Kalil explicando o porquê das mulheres geralmente não compreenderem essa fixação, euforia e loucura masculina pela modalidade esportiva em questão (assim como shopping para homens é geralmente sinônimo de tortura). Quando no mundo mulheres se encontrariam com outras mulheres, para ir a um estádio lotado de mulheres, para ver 2 times de mulheres correndo atrás de uma bola, e depois sair com mulheres para lugares cheios de mulheres para comemorar ou afogar as mágoas, dançar com mulheres e voltar para casa bêbada da noitada anterior? Aparentemente pavoroso, coisa de tarado (no bom sentido)! rsrsrs.

Mas mesmo com a comparação de Glorinha, convenhamos, futebol é um esporte apaixonante, que move vidas e que dá muita alegria aos torcedores de plantão.

samsung mobile tvAproveito, portanto, o tema futebolístico pra falar daquilo que – suponho eu – entendo um pouco melhor: novas tecnologias. Para facilitar a vida desses “footy fans” uma nova tecnologia promete fazer a alegria da garotada. Seu nome? Mobile TV – a TVzinha que pode ser vista na telinhazinha do celula.

En Brassil a mobile TV já está na área, funcionando numa transposição da TV tradicional, com o sinal das emissoras de TV que já operam de forma digital. Num futuro próximo – que não sei exatamente quando (2012?) – programas de TV específicos para o dispositivo móvel existirão. Mas o fato é que, quando o assunto é futebol, a TV móvel na atualidade já pode ser bem aproveitada.

Já pararam pra pensar que muito em breve a mobile TV pode substituir o tradicional radinho a pilha nos estádios, nos ônibus ou onde quer que seja? Dizem que para partidas de tênis a telinhazinha não funciona. Mas que para futebol é uma maravilha! Li por aí que a mobile TV já tem sido amplamente usada em alguns lugares na Zoropa durante partidas de futebol. O cara vai ao estádio, vê o jogo ao vivo e a cores, e acompanha os detalhes pela telinhazinha.

Pelo visto a mobile TV para fins futebolísticos já pegou na Itália, no resto da Zoropa ainda não. Mas a previsão é de que na próxima copa do mundo essa nova mídia esteja dominante. E ela estará presente não apenas nos estádios, mas também em situações em que você não tem acesso fácil a um aparelho de TV tradicional: escritorio, trânsito, em deslocamento (carro, ônibus, metro), faculdade, sala de aula etc etc etc. Muito lindo! E pros fanáticos por futebol, uma mão na roda.

Será a Mobile TV o radinho a pilha do século XXI?

* Como tem tempos que não piso no Mineirão, não posso falar se esse tipo de coisa já tem rolando por aqui. Mas a tecnologia já está na área. Basta ter tutu pra adquirir seu super-aparelho-marmotinha

** Por enquanto o celula + futebol tem sido mais usado para ações de mobile marketing. Vez ou outra ouvimos falar de cases pra lá de interessantes. Mas PAUSA. O assunto é vasto, melhor deixar pra uma próxima. 

Só pra ter um gostinho:

*** Mais infos sobre mTV + futebol podem ser lidas aqui:

 Catching Euro 2008 on the two-inch screen

Will the mobile TV carry the ball for Super Bowl? 

A Comedora de Ópio

suavatardefinidoNome: Suzana Cohen

Cidade: Belo Horizonte

Profissão: Publicitária, mestra em estudos linguísticos pela UFMG, marketeira jurídica e professora de novas mídias da Faculdade de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA. Além de otras cositas más…

Time do coração: ???

Blog: Bricolagem High Tech

Anúncios

8 Respostas

  1. Eai Suzette!
    Ficou ótimo o post!!! Brigadão!
    E adorei a ação do Sporting de Lisboa, mto bacana mesmo…
    Bjoks!

  2. […] first collected Added 08 Feb 09 from opiodopovo.wordpress.com Flag as inappropriate or […]

  3. Ei Bernotto, eu que agradeço o convite 🙂 Adorei.
    Essas ações de web vídeo call costumam ser super legais e essa aí tem tudo a ver com o ópio, né? Vou desenterrar outros cases pra tu!
    Besos!

  4. PÔ Suzette, seja sempre bem vinda ao Ópio!
    E é bom que aqui você pode sempre ver Fernandinho Carnaval, figura atuante no blog!
    Bjoks!

  5. Cadê aquele carnavalesco? Ai dele se não comentar no meu post!

  6. Já conhecia algumas ações de web video call, amei as que vc indicou, Su…!

    Precisamos nos conhecer, acho que rende muito – muito papo ‘high tech’ esse encontro. viu?
    Otimo post, parabéns
    =*

  7. […] Mobile TV: radinho a pilha do século XXI? […]

  8. […] Outro assunto em voga é a TV Digital e suas possíveis aplicações, que vão da interatividade à possibilidade de compras através da nossa tão conhecida tele. No entanto, essa é uma realidade que muito se fala, mas pouco se vê. Ainda não existe no Brasil um modelo de negócios, nem programas específicos, que explorem devidamente as possibilidades da TV Digital. No entanto, dizem por aí que o lugar da TV não é mais na sala. Com a mobilidade em voga, a mobile TV – a televisão para ser assistida na telinha do celular – acaba virando pauta. Estima-se que na copa do mundo de 2010, a audiência pelo celular irá estourar. A mobile TV será o radinho a pilha do século XXI? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: