Princípios, valores e o Barça campeão

barcelona campeao da uefa champions league 08 09

Em um mundo onde o que vale é ganhar a qualquer custo, o Barcelona insiste em ser leal a seus princípios. Resistência pura de quem teima em ser diferente. Não pela diferença, mas por não querer trair seus valores fundamentais.

Esta é a essência do Barça e não é a toa que seu lema é Mais que um clube. Não há exageros ou hipérboles na frase, o Barça é bem mais que um clube, é uma bandeira da Catalunha, da contracultura e da resistência.

Tenho um amigo catalão que diz que se você – de uma forma ou de outra – apóia ou admira a resistência às imposições, sejam elas culturais, sociais, econômicas ou de qualquer outra porra, você tem que torcer para o Barça

Na época em que a Espanha não podia sorrir, o Barcelona foi perseguido e seu estádio era o grande palco da resistência à ditadura franquista; o único lugar em território espanhol onde podia-se falar, gritar, cantar e xingar em sua língua materna, o catalão, então proibido no país. No país Basco, outro foco anti Franco, o estádio San Mamés do Athletic Bilbao desempenhava o mesmo papel do Camp Nou.

Voltando ao futebol, onde o que vale também é vencer a qualquer custo, o Barcelona se mantém firme em seus princípios, em seus valores. Quer ganhar como qualquer time, mas como não é um qualquer, prefere ganhar ovacionado por seus fãs e até mesmo pelos rivais. No futebol competição o Barcelona não desiste de ser arte, de ser verso de César Vallejo. Joga bonito por prazer, joga bonito por que que vencer assim, com poesia.

Aqui temos uma imagem que o Barça é um time milionário, destes Chelsea ou Real Madrid que despejam dinheiro e sabão no mercado internacional. O Barcelona é rico sim, sem dúvidas. Mas é muito diferente destes outros. O dinheiro serve pra trazer Daniel Alves e Henry no auge de suas formas. Mas o time catalão carrega um orgulho imaculado por suas divisões de base

Na final da Champions de ontem, 7 dos 11 titulares foram formados em casa. Víctor Valdés, Gerard Piqué, Xavi Hernandéz, Andrés Iniesta, Sergi Busquets, Carles Puyol e Lionel Messi. Orgulho catalão! Ainda mais que com a exceção do argentino fantástico, os outros 6 são da terra protegida por São Jorge

Leal a sua excência, fiel a sua história. E o Barça segue firme e forte! Reensinando ao universo da bola que aquele que joga bonito também pode ganhar. E mostrando ao mundo que para ter sucesso não é necessário se esquecer de princípios, assim como não é preciso passar por cima de seus valores e estipular um preço, pra tudo.

Barça campeão!!!

Imagem original: Sítio do Barça
Efeitos: Picnik
Anúncios

5 Respostas

  1. Ótimo texto Bernardo.

    E que espetáculo é esse time do Barcelona. É incrível como volta e meia os catalães conseguem montar verdadeiras máquinas de espetáculo. Dá gosto ver esse time jogar. Como eu disse em um dos meus posts, parece Futebol de Salão. Toca daqui, recebe dali, lança acolá e por aí vai. E todos jogam para o time, inclusive o “cracaço” Messi.

    Acho que desde 2006 a Taça da Champions não era tão bem entregue. Por “coincidência”, novamente ela foi para Puyol. Hehehehe

    Abraço

    Rafael Wendel
    http://www.passesdeletra.com
    http://www.twitter.com/passesdeletra

  2. Me emocionei com seu texto, Bê… lindo, encantador. Não sabia de algumas coisas sobre o Barça e agora tenho mais motivos pra gostar do time.e torcer por ele…
    parabéns pelo texto e obrigada por me mostrar histórias tão ricas do universo da bola.
    te amo. (sempre e cada vez mais)

  3. É mesmo linda a história do Barça. Dá pra entender as vaias dos torcedores do Barcelona e do Athletic de Bilbao ao hino da Espanha na final da Copa do Rei.

    Ainda bem que pelo menos um time ainda acredita no bom futebol, e como é bom vê-lo recompensado por isso. Tomara que os outros europeus sigam o exemplo.

    Abraço Bernardo.

  4. da-lheeeee Barcelonaaa !!!! joga muito !!!

  5. […] Josep Guardiola,  técnico do Barcelona,  ao explicar – em sua primeira coletiva da temporada – porque não pretende contar com o futebol de Samuel Eto’o, autor de um dos gols na final da Champions 08/09. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: