Campanha Vamos Ajudar o Washington

washington-fluminense-anos_80Quem, como eu, foi criança nos anos 80 e curtia futebol certamente há de se lembrar do grande atacante Washington que – juntamente com o ótimo Assis – formava a dupla de ataque do Fluminense que ficou conhecida como Casal 20.

Com eles o Fluminense conquistou seu único título do brasileirão, em 1984. E o bigodudo Washington era sempre figurinha carimbada nos álbuns daquela época.

Washington passa por sério problemas. Foi acometido pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a doença que é conhecida como Mal do Esporte.

A ELA é muito comum em esportistas e os cientistas acreditam que seu surgimento esteja ligado ao excesso de atividade física. O volante polonês Krzystof Nowak que defendeu o Atlético Paranaense em 1996 e 1997 faleceu vítima da enfermidade em 2005, com apenas 29 anos.

Futebol, baseball e triathlon são os esportes com maior incidência da doença.

casal_20-fluminense-assis_e_washington

A Esclerose Lateral Amiotrófica não tem cura e a medicação que atrasa a evolução dos sintomas custa cerca de 1.600 reais, dose relativa a um mês de tratamento.

Washington, como muitos de nossos craques do passado,  não carece de muitos recursos econômicos. Com o intuito de ajudar o ídolo tricolor, o juizforano João Márcio Júnior lançou a campanha Vamos Ajudar o Washington.

Márcio Júnior visitou o ex jogador e levou uma camisa oficial do Fluminense para ser autografada pelo craque. Esta camisa está agora em leilão e toda a renda obtida através da ação será revertida para que o Washington possa adiquirir a medicação necessária ao tratamento.

washington_autografa_camisa-casal_20

Os interessados em adquirir a pérola podem enviar seu lance na camisa (mínimo de 300 reais) para o email joaomarciojr@gmail.com

E pra quem quiser ajudar o ex atacante do Flu sem participar do leilão, segue abaixo a conta – gerenciada por sua filha.

Conta Poupança 7237-0
Agência 2926-2
Banco do Brasil
Titular da Conta: Geovana de Souza Santos (Filha do Washington)
CPF 165.634.415-72

Imagens: Meu Time! e Clássicos
Anúncios

50 Respostas

  1. Bernardo, muito obrigado pela divulgação da notícia. Espero que essa mobilização possa realmente ajudar o Washington.

    Grande abraço!

  2. Lembro bem do Washington, quantas vezes o vi no Maracanã atuando contra o meu Vasco. Naquela época o Vasco era freguês do Flu e Washington deitava e rolava.

    Não sabia do problema pelo qual ele passa, estou impressionado. Também não sabia que o Nowack, lembro dele atuando pelo Atlético-PR, tinha flecido desse mal.

    Espero que o Washington se recupere.

    abraço!

  3. Acho lamentável que o grande jogador Washington (sou flamenguista) esteja passando por necessidades médicas quando o patrocinador do FLU é a UNIMED. Se a campanha é inevitável, é lamentável, mas tudo bem, mas parece óbvio que a UNIMED deveria custear todo o tratamento deste ex-jogador que ajudou a conquistar o único campenato nacional do clube.

  4. Apesar de ser flamenguista,gosto muito do WASHINGTON ,que ja foi carrasco do meu mengo,junto com ASSIS,mas mesmo assim pretendo ajuda-lo.Que DEUS te abençoe,um abraço deste flamenguista qua gosta muito de vc.

  5. Caro João Marcio
    Parabéns pela iniciativa.
    Lembro-me muito bem dessa famosa dupla “Casal 20”. Saudade…!
    Espero, sinceramente, que esse rapaz possa viver com muita tranquilidade junto aos seus familiares e amigos.
    Um grande abraço para todos.
    LCSouza

  6. seria interessantes os atuais mILIONÁRIOS REBAIXADOS DO ATUAL ELENCO DAREM SUA AJUDA.

    CAINDO, MAS AJUDANDO O EX- CRAQUE WASHINGTON.

    SDS TRICOLORES

    ENG. RIBAMAR CARVALHO

  7. Amigo, vou divulgar a campanha no meu blog.

  8. Realmente, o Washington deu muita alegria ao meu querido Fluminense nos anos 80. Ele e seu parceiro Assis infernizavam a defesa adversária. Merece portanto todo nosso apoio nessa hora tão difícil.

  9. Moro em Fpolis-SC e sou botafoguense, porém, quem não se lembra dessa jóia de jogador, jogou tanta bola, deu tanta alegria ao seu pó de arros e fez os seus adversários do futebol tristes. Já nem penso nos tricolores das laranjeiras, mas sim em todo desportista que fez e faz do futebol o remédio do stress do dia a dia. Com certeza, estarei depositando no dia 10/10 a minha peguena contribuição que conclamo a que todos façam, principalmente os que são JUSTOS e PERFEITOS, Vamos fazer do número (9) o mínimo a ser depositado para esse goleador. Vamos dar de goleada nele, vamos também faze-lo feliz. Eu creio que essa vamos tirar de letra temos que depositar na conta dele o equivalente a no mínimo 20 anos de tratamento. Afinal, somos brasileiros.

  10. Eu tenho essa doença. Eu pego o medicamento na farmácia de alto custo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, onde moro. É um direito do paciente e um dever do Estado em fornecer o medicamento. Eu sugiro que o Washington faça o mesmo, para que a ajuda financeira que ele conseguir seja usada para outras necessidades que ele terá, como cadeira de rodas, respirador não invasivo, cadeira de banho e outras mais. Desejo tudo de bom pra ele, pois a nossa luta é muito grande para ficarmos vivos,

  11. Olá, sou Flamengo, mas sei que isso é o mínimo que posso fazer pelo nosso jogador, independente de time, com certeza foi um dos jogadores que deram alegrias em FLA -FLUS

    Vou divulgar em meu orkut, e emails para conhecido! Que Deus esteja com vc!

  12. Parabéns pela iniciativa. Não participarei do leilão, mas o ajudarei com um depósito na conta de poupança de Geovana de Souza Santos, filha do querido e inesquecível Washington. Vamos ajudar a este guerreiro que nos deu tantas alegrias. Um forte abraço, Ismael.

  13. Fala para o médico receitar noni para ele.

  14. ola amigo

    parabens pela iniciativa.

    não conhecia essa doença, mas percebi que é gravissima, no video vi um washington muito magro, com aspecto doentio.

    espero que ele consiga sinceramente a ajuda que necessita e que consiga tocar sua vida.

    abraços a todos e força washington!

  15. Claro que vou ajudar e divulgar!
    Mas e a UNIMED??? UM absurdo como tricolor que sou, saber que nada foi feito para ajudar este grande jogador!!!
    VOU MUDAR MEU PLANO DE SAUDE!!!

  16. Srs. É lamentavel ver que um personagem como ele está passando necessidades deste tipo.
    Sugiro que cada torcedor tricolor escreva a UNIMED, que é patrocinadora oficial do Fluminense pedindo para que ela faça a parte dela. Afinal o Fluminense e a Unimed colheram frutos deixados por este desportista.
    Façam sua parte, mesmo que não seja doando $$, entre no site da Unimed e deixe um recado.

  17. Saudacoes tricolores!!! Um dos maiores jogadores da historia do tricolor nao pode ficar assim desamparado. Minha pequena contribuicao porem de coracao sera feita diretamente na conta de sua filha. Força artilheiro!!!

  18. é lamentavel que grande um jogador como foi o washington no meu tricolor, passe por essas dificuldades financeiras e principalmente se saúde, e como o alexandre falou sendo a unimed patrocinadora do flu, é vergonhoso ainda mais pagando salários milionários para alguns, que passam mais tempo em tratamento do em treinamento, parabéns João Márcio pela sua atitude com certesa irei divulgar no meu orkut, boa sorte bigode que Deus te ajude, sou e sempre serei seu fã.

  19. Sou torcedor do Palmeiras, e tenho uma proposta para ajudar o grande jogador Washington, Veja o meu Site http://www.reliquiasdomundo.com, peço entrar em contato pelo meu e-mail para eu poder expor a minha ideia. Abraços.

  20. caros amigos ,entendo que todos deveriam ajudar até a propria unimed rio , como proposta podemos nacionalizar esta campanha , pois washington , foi idolo tambem aqui em recife , jogando pelo santa cruz , e diga de passagem apesar de está na 4a divisão do brasil , tem o recorde de publico no país .

  21. […] A ELA não tem cura e seu tratamento custa cerca de R$ 1,6 mil reais mensais. Sem condições financeiras, Washington precisa de ajuda para retardar os efeitos da doença. Pensando nisto, o tricolor João Márcio Junior lançou a campanha Vamos Ajudar o Washington! Ele está leiloando uma camisa autografada pelo ex-craque do Flu e toda renda será revertida para o tratamento do Washington. Mais sobre a campanha no Ópio do Povo. […]

  22. É meus amigos… Moro aqui em Floripa e sou Figueirense, mas sei muito bem o que essa dupla fez pelo Flu. Desejo de coração, melhoras em sua saúde, e com certeza amanhã estarei depositando na conta de sua filha. Valeu pela iniciativa.

  23. Washington
    Toda a sorte do mundo cara!
    Em 1984, eu estava no Morumbi, quando vc acabou com o meu time… fiquei p… da vida cara. foi 0 x 2 para voces.

    Força que logo logo vc estará legal.
    [ ]s
    Marcio

  24. Sou torcedor do Atlético Mineiro e vi jogar muito a dupla “Casal 20”. Sempre fui admirador do futebol de aquela época, principalmente Washington e Assis. Vamos ajudar a quem nos deu alegrias no futebol, eles jogaram muito para admiração de todas as torcidas. O Assis também tem que se engajar nesta campanha, ele que fez tantos gols com a assistência do Washington, deve apoiar esta cruzada de solidariedade.

  25. o brigado washigton vc me deu muitas alegrias qwando lar no interior do ceara eu akopanhava meu kerido tricolor,vibrei muito kom seus gols,vlw ki Deus te ajude

  26. E a UNIMED aonde anda? Não é patrocinadora do Flu? Não póderia ajudar ao ex-atleta? Não darei um tostão, pois se nem o clube se mobiliza…….

  27. vendo o blog sentir triste em ver a situação desde grande idolo wasghinton, sou conterraneo dele nasci em valença bahia jogamos futebol juntos nos campos de varzea e também na vila operaria, eu morava na rua 5 vila operaria e ele na rua 3 vila operaria, hoje moro em salvador, vou passar este email para os amigos afim de colaborar e fazer o deposito na conta da filha dele, é lamentavel que numa situação desta o proprio fluminense atletico paranaense e os patricinadores como a unimed deixou o wasghinton chegar nestas condições, mas se Deus quizer ele vai sair desta.

    do amigo Erí
    Valença Bahia

    mando também daqui um abraço para Railton e Lidia

    eriregis@ig.com.br

  28. Aprendi a gostar do flu,assistindo Washinton e Assis,e fico triste de saber do seu problema.
    A milionária UNIMED bem que poderia dar uma força pro cara,mas infelizmente,ninguem se pronuncia.
    Parabens pela iniciativa e com certeza quem realmente gosta do flu vai ajudar e com fé em DEUS vc irá se recuperar………….

  29. É, tanta gente que gosta de um bom futebol, tanta gente que viu o casal 20 dar alegrias para os tricolores e tristeza para os rivais, mas a grande maioria se emocionava com a dupla, é minha nação tricolor (e nações que gostam de um bom futebol) vamos ajudar nosso eterno craque, nossos patrocinadores deverian sentir orgulho de tambem ajuda-lo, pois ele FEZ.

  30. Gilvan Teixeira está certo em seu comentário. É dever do estado promover a saúde do cidadão.
    A família de Washington deve entrar com um recurso no ministério público para aquisição e fornecimento do medicamento para realizar seu tratamento. Infelizmente ainda precisamos recorrer a justiça para que seja cumprido o que a Constituição Federal diz ser nosso direito líquido e certo.
    Sou do Recife e Washington tb deu muitas alegrias a torcida do Santa Cruz.
    Assim que soube da notícia repassei para o blogdosantinha.com.br e para a ouvidoria do Santa Cruz, sugerindo que fizessemos algo semelhante ao que fez João Márcio Jr.
    Certamente ele receberá ajuda da torcida do SANTINHA, que é a mais apaixonada do Brasil.
    Saudações Corais

  31. É MUITO LAMENTAVEL VER O EX CRAQUE DE FUTEBOL NESSE ESTADO DE SAUDE EM QUE SE ENCONTRA WHOSHIGTON,NÃO SÓ PELO FATO DE TER SIDO UM CRAQUE,É TAMBEM POR SER UM SER HUMANO QUE TINHA MUINTA SAUDE QUE CORRIA NOS GRAMADOS DE FUTEBOL.,QUE ESTA SITUAÇÃO A QUAL SE ENCONTRA O EX CRAQUE SIRVA DE EXEMPLO PARA MUINTOS QUE COLOCA TODO PODER EM CARROS LUXUOSOS EM FEZENDAS E NÃO SABENDO QUE SEM A SAUDE NÃO TEMOS FORÇA PARA DESFRUTAR DE NA DA DISSO. MAIS DEUS TEM A SOLUÇÃO PARA TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS E DEUS PODE TE DAR A CURA WHOSHIGTON, BASTA VOCÊ CRÊ E ACREDITAR NO DEUS VIVO, O DEUS TODO PODEROSO,PROCURE UMA IGREJA EVANGELICA PESSA PERDÃO A DEUS POR TODOS OS SEUS PECADOS ,ACEITE ELE COMO O SEU UNICO E SUFICIENTE SALVADOR,ELE PODE TE DAR SUA CÚRA PORQUE O QUE É IMPOSIVEL PARA O HOMEM PARA DEUS É POSIVEL..JÁ FUI ATLETA COMO VOCÊ, MAS SEMPRE TIVE MEDO DE ME COLOCAREM LÁ EM CIMA, E DEPOIS NA HORA DA PRECISÃO ME DESPRESAREM, POR ISSO DESISTIR LOGO SEDO DO FUTEBOL. E A UNS TRÊS ANOS ATRÁS ,ENTRGUEI MINHA VIDA A JESUS E MINHA VIDA TEVE UMA MUDANÇA MUITO GRANDE,PARA MELHOR,HOJE SOU UM CRSTÃO ANDO DIRECIONADO NOS CAMINHOS DE DEUS. ESPERO QUE VOCÊ FAÇA O MESMO, E DEUS VAI TE CURAR DESTA INFERMIDADE, VOU ESTÁ DAQUI HORNDO POR VOCÊ PARA QUE DEUS POSSA TOCAR EM SEU CORAÇÃO E VOCÊ POSSA ABRIR A PORTA DO SEU CORAÇÃO PARA DEUS ENTRAR NELE E REALIZAR TUDO AQUILO QUE VOCÊ PRECISA PARA SER FELIZ . MEU NOME É JORGE FERREIRA,COMO FIQUEI CONHECIDO NO MEIO ESPORTIVO, MORO EM SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ ESTADO DA BAHIA, CONHECI VOCÊ JOGANDO PELO GALICIA, DE SALVADOR,FICO MUINTO TRISTE COM O DESCASO QUE A PROPIA MIDIA FAZ DO SER HUMANO USA GANHAM ,DINHEIRO EXPLORANDO O SER HUMANO, E QUANDO O SER HUMANO NÃO DAR MAIS FRUTO PARA ELES, ELES CORTAM COMO SE FOSSE UMA ARVORE SECA. MÁS NÃO TE PREOCUPAS NÃO, PORQUE DEUS VAI TE ACEITAR COMO VOCÊ ESTÁ VAI RECUPERAR TUA SAÚDE E TE DAR MUINTOS ANOS DE VIDA.E QUE DEUS TE ABENÇÕE E TE GUARDE JUNTAMENTE COM TUA FAMILIA. É O QUE TE DESEJO DE TODO MEU CORAÇÃO.

  32. Espero que esta campanha chegue ao conhecimento de jogadores como os Ronaldos, Kaka, Robinho etc, e que eles tenham a ombridade de ajudar este que sem dúvida foi um craque e, juntamente com o Assis, formou uma perfeita dupla de ataque, com a camisa do grande Fluminense.

  33. Quero neste espaço,primeiramente desejar toda a sorte do mundo para a recuperação do jogador washington.

    Porém, UM ALERTA, para a familia do jogador.

    SÓ PROCURAR O MINISTÉRIO DE SUA CIDADE E ACIONAR O MUNICIPIO, QUE VOCES RECEBERÃO DE GRAÇA OS MEDICAMENTOS NECESSÁRIOS.

    Trabalho na área de saúde em minha cidade há 26 anos, porém sei de muuitos casos, que obtém sucessos junto ao minist´rio público.

    QUE DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE. FORÇA.

  34. […] Clique aqui, confira e, se puder, ajude! […]

  35. É com muita tristeza que recebo essa noticia pois infelizmente como o Washington outros jogadores que fizeram a alegria dos brasileiros e estão esquecidos cito o meia Geovane do Vasco que sofre do mesmo mal, o ponta Adil ex Corinthians e Novohorizontino que esta sem movimento nas pernas devido acidente automobilistico, esses ainda vivos. O meia jorge mendoça falecido, o goleiro Zé carlos. Esses são um dos tantos tristes casos que foram divulgados e os outros que estão no anonimato. É uma pena que iniciativas desse tipo partam somente de fãs anonimos que ajudam o quanto podem e pessoas e empresarios que vivem no meio milionario do futebol viram as costas. É muito triste muito triste mesmo.
    .

  36. Veja bem…. enquanto o Washington estava no Furacão ela sempre foi lembrado, depois foi para o Flu e infelizmente nao foi mais lembrado pela nossa torcida, mas enquanto ele esta nessa o Assis estave em varios jogos na Baixada…. so desejo a ele melhoras!!!!!
    Qto a vc milton neves…. va aprender com o Cajuru que é imparcial….. vc e o neto são farinha do mesmo saco…
    o que o gremio fez hoje…. ou melhor… os jogadores do jeito que deram butinada hj e ficou por isso é uma vergonha!!!!!
    Enquanto isso o seu pintinho mais lindo do mundo vai ficando…. presta atenção…. acha que q o tardelli tem potencial pra ir a copa… acho que sou melhor comentarista do que vc…… nem o impera-a-dor!!!!

  37. Sou Vascaíno desde os 11 anos de idade, mas até essa idade tive chance de torcer pelo Fluminense, não por coincidência fui feliz por ter visto a dupla Assis e Washington em ação.
    Considero o Washington um ícone dos bons e românticos tempos em que o futebol carioca tinha charme, competitividade e era temido no cenário nacional principalmente pelos paulistas.
    Desejo-te, Washington, melhoras e sucesso no tratamento. Vamos ajudar, galera!!

  38. Aí washingthon força cara
    Vc consegue superar mais essa

    Abraço de um q te conheceu com a camisa do nosoo trricolor.

  39. Força washingthon
    Melhoras e nao perca a perseverança

  40. Bom dia.
    Sou tricolor de coração e agradeço com bastante emoção este grande centroavante pelos títulos dados a nós tricolores.
    Ajudarei-lhe com bastente prazer e desejo-lhe com o coração bastante ferido que ele se recupere.
    Força campeão!!!!!!!!!!!!!!

    abs
    Evandro

  41. Amigos tricolores,
    fiz o depósito, e tive uma sensação de “dever cumprido”, fiquei mais leve, pois mesmo de forma símbolica pude ajudar quem nos propocionou alegrias indescritiveis, peço em nome de todos verdeiros tricolores,AJUDE A QUEM NOS TROUXE ALEGRIA

    SISBB – SISTEMA DE INFORMACOES BANCO DO BRASIL
    11/10/2009 AUTO-ATENDIMENTO 19.59.15
    002400024 006
    COMPROVANTE DE TRANSFERENCIA
    DA CONTA CORRENTE PARA POUPANCA
    ————————————————
    DEBITADO
    AGENCIA: 0024-8 CONTA: 33.253-4
    CLIENTE: DAVID ###########
    FAVORECIDO
    AGENCIA: 2926-2 CONTA: 7.237-0 VAR: 01
    CLIENTE: GEOVANA DE SOUZA SANTOS
    VALOR: $$$$$$$
    TRANSFERENCIA IMEDIATA
    Transação efetivada com sucesso!

    FLUMINENSE ETERNO AMOR

  42. Queridos tricolores,
    Vamos ajudar este artilheiro, que deu muita alegria ao fluzão e Deus vai lhe ajudar a sair desta.
    Tenho fotos tiradas com ele nas laranjeiras, da éopoca com Assis, Romerito e Cia, no qual guardo com maior carinho.

    Deus lhe abençoe Washigton..

  43. Deus te proteja e que sua saúde seja restabelecida, grande Washington! Tive o prazer e orgulho, em presenciar na Baixada Rubro-Negra, o surgimento do extraordinário atacante, juntamente com o nascimento do famoso Casal 20. Fizeram no Furacão, o que somente os acima da média deixaram em nossas memórias! Em nossos corações moram aqueles que nos deram uma vida mais feliz! Já sinto que nossa solidariedade e energia irão mudar o rumo dessa situação, culminando com o resgate de sua saúde! Que Deus te abençoe grande Imortal!

  44. te conheci em olaria, com o miguel e seu xara washington da oficina , sou flamenguista doente,mas voce me fez muito feliz ! numa noite de quarta feira,vc deixou o ingresso do jogo contra o vasco, com o miguel para eu ir ao jogo, em que vc fez um dos gols mais bonitos de sua brilhante carreira,vc deixou o donato,moroni e acacio caidos no chao conduzindo a bola antes do meio de campo,meu grande amigo que deus te abeçoe.

  45. Eu estou tentando saber o que há com o Fluminense Football Club, vejo coisas que me deixam cada vez mais convencidos de que a instituição de esportes mais antiga do país faz com jogadores que construiram no mínimo 1 milhão ou até mais de torcedores e admiradores nas décadas passadas.
    Hoje vejo que eu mesmo poderia contribuir com mais muito mais com apenas as idéias renovadoras na qual passam pela cabeça.
    Eu ainda mantenho um amor ao football e ao clube que escolhi graças a estes jogadores.
    e mesmo não convivendo próximo do clube, enchergamos o abandono a história e ao futuro.

  46. […] Washington é uma pálida lembrança da celebridade daqueles tempos.  O blog Ópio do Povo – futebol para viciados está fazendo uma campanha para ajudar o antigo centro-avante. Vamos divulgar, falar da situação […]

  47. Amigo,
    tenha FÉ, você tera mais esta vitória, você sempre jogou para ganhar.
    Deus te Abençoe
    Bezo e Nádia

  48. sua emoçao entra em campo, a torcida lhe aplaudi. voce goleador, sofre com dores!. lembro da dupla no altetico paranaense, arrasando, os adversarios paranaense, e depois destruindo defesas no campeonato brasilleiro, por fim os dois no fluminense, dando mtas alegrias a torcida, do flu. boa sorte amigo saude….

  49. Parabéns pela iniciativa louvável, João Márcio! Que esta campanha não pare até o Washington se recuperar plenamente. Como sugestão, penso que outras camisas autografadas por ele poderiam ser oferecidas pelo valor de mercado acrescido de valor destinado à campanha. As despesas de sedex seriam por conta do adquirente. Desta forma mais camisetas seriam vendidas e a doação, imbutida no valor, mesmo que pequena, ajudaria, não? Acredito que R$ 300,00 seria um valor acessível para um grande número de pessoas. Diz para o Washington, se possível, que a Goreti , amiga do Rio de Janeiro, da Lagoa, manda um abração e que reza diariamente pela recuperação dele e que está engajada na campanha aqui em Porto Alegre. Washington, mantém a garra, amigo, tua recuperação está a caminho. Conta conosco. Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: