Overdose de futebol

museu_do_futebol-fachada

O Ópio anda meio abandonado porque passei a última semana em São Paulo participando de um media training da LNB e cobrindo o início do NBB. Mas não me esqueci do futebol.

Aproveitei minha estada na Terra da Garoa pra conhecer o Museu do Futebol. E é até difícil pra mim descrever o quanto amei o museu.

Pra que vocês tenham uma idéia, cheguei ao Pacaembu no sábado às 9:40, vinte minutos antes da abertura deste templo histórico da bola. E só saí, quase expulso, às 18:00, horário de fechamento.

É isto mesmo, passei 8 horas no Museu do Futebol, vi todas as salas, a exposição temporária Mania de Colecionar e até joguei bola com as crianças naquele tapete de projeção, uma verdadeira overdose

Cheio de história e com muita interatividade, o Museu do Futebol é um passeio obrigatório para os amantes da bola, das artes e da história moderna do nosso país que – queiram ou não queiram os Pimbas do nosso Brasil – está diretamente enrelaçada com o esporte bretão.

Gostei tanto que fica difícil apontar algum destaque. Mas já que tem que ser assim fico com dois:

A sala Exaltação, uma homenagem alucinante ao torcedor! Esta sala se localiza abaixo das arquibancadas do Pacaembu, entra as estacas de sustentação. Imagens e sons das 30 maiores torcidas do Brasil levam o visitante a vivenciar – na pele, coração, olhos e ouvidos – a emoção de um estádio de futebol.  Simplesmente extasiante!

sala_exaltaçoes-museu_do_futebol

E a sala Origens. Em termos históricos esta é, de longe, o ponto mais alto do Museu do Futebol. São 410 fotografias e mais um filme que contam os primórdios do nosso futebol dentro do contexto histórico do pós abolição. A sala Origens aborda também os processos de profissionalização do futebol e da inserção do atleta negro no esporte bretão em terras tupiniquins. As fotos são simplesmente fantásticas e emocionam a todos que – como eu – conseguem morrer de saudades daquilo que nem viu nem viveu.

sala_origens-museu_do_futebol

Quem vive em São Paulo e não conhece o Museu do Futebol, não perca tempo, é demais! E pros que vivem fora de Sampa fica a dica, vale uma viagem só pra conhecer!

Para saber mais, tipo localização, horários, preços  e como chegar, acessse o sítio oficial do Museu do Futebol!

Imagens: Hotelier News, Flickr do Pedrovisky e Arcoweb
Anúncios

5 Respostas

  1. Bernardo,
    Parabéns pela descrição. Realmente é de uma emoção sem palavras o museu para o amante do futebol. Eu não pude me aprofundar tanto, pois estava com meu filho de 6 anos e as atenções eram outras. Mas ficamos por mais de meia hora vendo e vibrando com as torcidas. Os olhinhos do meu filho nem se mexiam, realmente, para todo amante do futebol e do estádio é indescritível. A segunda em preferência dele foi o “futebol de somba”. A molecada estava levando tão a sério que davam até carrinho… rsrsrs
    Adorei esse espaço parabéns

  2. […] This post was mentioned on Twitter by opiodopovo, opiodopovo. opiodopovo said: Overdose de futebol http://tinyurl.com/yjzlwl4 8 horas no Museu do Futebol!!! #Pacaembu #MuseuDoFutebol #Overdose […]

  3. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by opiodopovo: Overdose de futebol http://tinyurl.com/yjzlwl4 8 horas no Museu do Futebol!!! #Pacaembu #MuseuDoFutebol #Overdose…

  4. http://vamogaloo.blogspot.com/

    Imperdível torcida do Flamengo
    Eu torço contra o vento, Eu torço contra tudo e todos, eu torço pelo Sagrado Glorioso Galo. Somos os Gritos dos imortais, nossa voz chega aonde os mortos descansam.
    No mais longe do infinito os nossos fervores alcançam. Somos paixão, somos torcidas, somos amor, atleticanos.
    Somos os Gritos dos imortais aonde a paixão transforma em torcedores gritando em uma só voz. Vamogaloo.
    Venham ver a verdadeira história do flamengo da maior torcida do Brasil. Vejam o vídeo e façam seus comentários.

    http://vamogaloo.blogspot.com/

  5. Eu já tava doida pra visitar o Museu, depois desse post então…

    ainda bem que você foi antes, daí quando a gente for, você me guia!

    Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: